Como implementar ESG?

De forma direta, segue uma visão macro de como a QOD Information Technology implementa o programa de ESG estruturado na plataforma OneTrust

Dentro da nossa oferta e da metodologia, implementamos o programa ESG na plataforma da OneTrust, com base nesses 4 pilares principais.

O primeiro é operacionalizar o seu programa dentro da plataforma, com a definição dos frameworks, definição da matriz de materialidade, a gestão de pessoas, a estrutura de governança. Entender as principais áreas de impacto do ESG:

  • Ambiental:
    • Mitigação das mudanças climáticas
    • O uso sustentável e a proteção dos recursos hídricos e marinhos
    • Prevenção e controle da poluição
    • Adaptação às mudanças climáticas
    • A transição para uma economia circular
    • A proteção e restauração da biodiversidade e dos ecossistemas

  • Impacto Social:
    • Relações de trabalho
    • Problemas de diversidade e inclusão
    • Condições de saúde e segurança
    • Direitos humanos e padrões trabalhistas dos funcionários
    • Normas trabalhistas de fornecedores terceirizados
    • Normas trabalhistas dos clientes
 
  • Impacto de Governança:
    • Evasão fiscal
    • Pagamento executivo
    • Corrupção
    • Nomeação de diretor 
    • Cíber segurança
    • Liderança da empresa
    • Pagamento executivo
    • Auditorias
    • Controles internos
    • Direitos dos acionistas

Na segunda etapa, como você irá coletar e compilar todos esses dados, para depois efetivamente a plataforma te ajudar na coleta desses indicadores, seja de forma manual, importando de uma planilha, ou integrado a um sistema interno, ou mesmo baseado em um questionário enviado aos gestores.

Como produto final é a possibilidade de gerar o relatório formal para ser encaminhado a área de relação com investidores ou área de comunicação para gerar o relatório de sustentabilidade. Não temos a pretensão de gerar o seu relatório final de sustentabilidade, porém daremos todos os elementos para a área de relações com os investidores e marketing, na criação do report que será publicado externamente.

E por fim, acompanhando os indicadores e iniciativas, junto as áreas e responsáveis.

 

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Mais Artigos