Entenda como a First, Second e Third-Party Data influenciam os negócios

A First, Second e Third-Party Data são três tipos de dados que podem ser usados ​​para ajudar os negócios a obter uma melhor compreensão do seu público. 

Se você quer se destacar nas redes sociais hoje em dia, precisa saber o que é tendência e quais dados coletar. Mas para chegar a algo realmente espetacular, é necessário ter uma estratégia bem definida!  

Para não perder tempo desenhando planos mirabolantes e jogando suas redes de pesca nos mares do mundo virtual sem resultado concreto, existem três tipos básicos de informações dos quais precisamos nos abastecer: Qualidade, Quantidade e Inteligência. Caramba, ninguém disse que domar as ondas da Web era fácil!  

O que podemos chamar de dados first party?  

Bem, são aquelas informações produzidas pela própria empresa: dos clientes que tiveram algum tipo de contato com sua marca. Sejam campanhas publicitárias, formulários online, monitoramento das redes sociais e do mercado ou até mesmo pesquisas – todo esse material gera aglomerados imensuráveis de informações sobre a empresa! E nada melhor do que confiar nos seus próprios dados para obter maior exatidão, fidelidade e sigilo – afinal quem melhor conhece a si mesmo?! 

O que são dados second-party?  

São aqueles compartilhados entre empresas de um mesmo segmento, contudo sem serem diretamente concorrentes. Por exemplo, é comum a troca de informações primárias entre uma loja de alimentos saudáveis e uma academia para criar perfis mais completos do seu cliente.  

Assim, a academia consegue ter as informações sobre os hábitos alimentares dos usuários dessa loja e vice-versa. Dessa forma, ambas podem melhorar suas estratégias de marketing para atingir esse público tão bem quanto possível. Esses dados permitem que cada organização envolvida obtenha insights importantes sobre o mercado e até mesmo drones personalizados às necessidades do consumidor final. 

Nesse ponto não podemos deixar de lembrar da LGPD, pois você precisa deixar claro para o cliente a finalidade da coleta de dados, e o mais importante, informá-lo da possibilidade de compartilhar esses dados com terceiros. 

O que é o tal de dados third-party?  

Bem, são informações bacanas fornecidas por empresas especializadas em juntar diferentes fontes de conhecimento. Elas podem se tornar um verdadeiro achado para complementar os dados first-party e desenhar as jornadas dessa gente que adora comprar coisinhas. Portanto, analise bem esses dados third-party pois com certeza vai te render muita sorte na hora da compra. 

Aplicação de dados no marketing 

As três dimensões dos dados podem ser utilizadas por qualquer empresa, para diferentes propósitos, como a personalização de um serviço ou mesmo o desenvolvimento de uma novidade.  

Através da análise do caminho que o consumidor percorre antes da compra, essas categorias poderão se unir para formar um retrato completo sobre ele e auxiliar na elaboração estratégia ideal para atingir os resultados pretendidos.  

No âmbito do marketing, as informações são preciosas tanto quando usadas individualmente quanto reunidas entre si e podem fornecer informações fundamentais para aqueles que buscam alcançar bons resultados dentro do mercado competitivo. 

Com as informações disponíveis por conta própria, o marketing ganha ainda mais em eficiência. Os dados de first-party proporcionam uma visão realista e confiável do cliente, que pode ser amplamente utilizada para manter os consumidores atuais fielmente ligados à marca. Além disso, é possível usar recursos em algumas redes sociais, Facebook e Instagram, como look a like para alcançar um maior número de potenciais compradores.  

Neste sentido, investir no armazenamento de dados próprios traz todos esses benefícios estratégicos a empresa. Por meio desse conhecimento completo sobre o seu público-alvo é possível encurtar distâncias entre ela e seus consumidores, oferecendo serviços exclusivamente direcionados às necessidades específicas e gerando assim melhores resultados no curto, médio e longo prazo! 

Google, Facebook, Instagram, Youtube, Netflix e Spotify, têm a capacidade dom para tirar proveito do first-party. Com o intuito de entender o comportamento do usuário em suas plataformas, conseguem recomendar conteúdos que se encaixam nos gostos e preferências dele, dando uma dose extra de personalização às ferramentas.  

Isso faz com que os clientes sintam uma ligação ainda maior com as marcas, algo que todo mundo adora!  

O first-data é tão importante para os negócios que conseguem transformar o conhecimento do consumidor em insights incríveis! A Onetrust, com sua tecnologia de Gestão de Preferência, aproxima o marketing dos clientes de forma integrada e dentro das regras da LGPD. Para saber mais: https://www.onetrust.com/blog/capture-first-party-data-in-a-cookieless-world/ 

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